Sem bolo, sem velas, sem lembranças... Nem os marchantes nem a população lembraram de comemorar ontem, 13/04 um ano do fechamento do matadouro público de nossa cidade pela justiça que, já que fechou o matadouro deveria obrigar ou pressionar para que um novo fosse feito.
Fazem exatos 366 dias que não se pode abater gado no matadouro público de Itaporanga e o prefeito até agora não moveu uma palha para a construção de um novo local de abate para que os nossos marchantes não tenham de se dirigir a vizinha cidade de Pedra Branca (por enquanto, pois a população de lá quer que seja proibido) para abater o gado, que já foi flagrado, sendo a carne transportada em carro que transporta entulhos e sem a higiene necessária.
Mas o gado ainda está sendo morto em um matadouro oficial e com as condições de higiene necessárias ao abate, que é supervisionado pelo competente dr. Farias, que certifica a qualidade da carne bovina que consumimos; o pior, são os pequenos animais - Carneiro, Bode e Porco - que são mortos em abatedouros clandestinos e sem nenhuma fiscalização.
Segundo o próprio veterinário responsável, enquanto estes animais passavam pelo matadouro, eram fiscalizados e por mês havia um descarte de cinco a oito animais impróprios para o consumo humano. Tirando uma média isto implica que a população itaporanguense já consumiu cerca de 100 ou mais animais doentes.
A culpa é dos marchantes? Sim! A culpa é da população? Sim! A culpa é de todos nós que nos acomodamos e deixamos o tempo passar, mas este ano é ano de eleição e o prefeito que muito ama está terrinha irá novamente ludibriar um boa parte da população com suas promessas, que creio eu só que acredita é ele.
Basta de tanto descaso! Este matadouro foi inaugurado por dr Adailton Teódulo quando governou o município entre 1970 e 1972 (há quarenta anos) e ali ainda era mato; depois teve uma reforma no ano de 1998, quando era prefeita a atual secretária de gestão Kátia Lúcia Fonseca Pinto Brasileiro, esposa do prefeito.
O matadouro esta dentro da zona urbana, não mais pode funcionar ali, a bomba caiu no colo de Djaci... Mas teve outra coisa que também venceu neste governo... O comodado do prédio onde funcionava a biblioteca (que acabaram) Paulo Correia, também venceu este ano, mas será que não foi resolvido pelo governo municipal?
O banco é o Banco! O povo que se exploda e coma carne sem higiene! E, por falar em banco, o prédio é nosso e além de não pagarem aluguel ainda temos um tratamento da pior espécie.
ACORDA ITAPORANGA! Falta pouco menos de seis meses para as eleições. Pensem bem antes de dar seu voto!
Álbum de Aniversário do Matadouro